É fácil esquecer o porquê de precisar de praticar exercício físico tanto quanto precisa de dormir ou comer. Vamos reequilibrar a sua pirâmide da saúde para que cada um destes hábitos tenha a mesma prioridade.

Como dormiu a noite passada? O que tem para o jantar? Esses são hábitos importantes que avaliamos todos os dias, às vezes até fazendo as mesmas perguntas aos nossos amigos. E todos concordam que dormir cerca de oito horas e comer três refeições saudáveis por dia é o ideal.

Mas quando é que foi a última vez que alguém, que não foi o seu médico, perguntou se está a fazer exercício físico suficiente?

Podia até parecer um insulto. Mas não deveria. Deveria ser tão natural colocar a aptidão física numa conversa quanto os temas dormir e comer – porque é tão vital.

Vamos ser honestos – a vida pode estar uma correria e muitas vezes uma das primeiras coisas que é deixada de lado é a prática de exercício físico. Quando se trata de treinar ou fazer uma tarefa que apareceu durante o dia, este último ganha a maioria das vezes.

Como fazer da aptidão física uma prioridade, não uma reflexão posterior

Com certeza já lhe aconteceu ir ao ginásio e ficar com muito mais bom humor e teve de aceitar que o exercício físico é bom e faz-lhe bem, até à alma?

Sabe que treinar faz maravilhas por si e sabe que o deveria fazer com mais frequência.

Comer bem e dormir bem são ótimos para o corpo e para a mente, mas inúmeros estudos comprovam que o exercício físico é igualmente importante. É hora de fazer do exercício uma prioridade na sua vida de uma forma que pareça equilibrada e agradável. Assim que começar a trazer o fitness para o seu dia-a-dia, tornar-se-á um hábito tão natural quanto escovar os dentes.

1 – Criar um compromisso com o treino

Assim como faria com um evento de trabalho, uma consulta no hospital ou um jantar com os amigos, colocar o treino na sua agenda diária significa que é menos provável que encontre uma desculpa para não ir. Se surgir mais alguma coisa, trate-a como se fosse qualquer outra consulta. É tão importante como uma ida ao médico – ambos cuidam da sua saúde.

2 – Incluir a atividade física durante o dia

É suposto fazermos pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia. No entanto, há muitas formas de o fazermos sem tirar horas para as aulas de fitness. Pode ir de bicicleta para o trabalho ao invés de ir de carro, subir as escadas ao invés de ir de elevador, fazer uma caminhada à hora de almoço, ou entrar um pouco mais cedo e fazer agachamentos, saltos, flexões ou correr no lugar por 10 minutos.

3 – Motive-se com um Personal Trainer

Não podemos deixar de enfatizar os benefícios de ter orientação profissional para melhorar o seu desempenho e torná-lo responsável por melhorar a sua saúde. Os nossos personal trainers podem ajudá-lo a ter uma vida mais longa, feliz e saudável, criando planos personalizados para o ajudar a tornar o treino uma parte fácil e confortável da sua rotina diária.

4 – Lembre-se sempre por que a boa forma física é importante em primeiro lugar

Haverá momentos em que esquecerá por que precisa de se exercitar tanto quanto precisa de dormir ou comer. Verificar a importância da boa forma física é crucial para o nosso bem-estar e saúde. Da próxima vez que se sentir tentado a faltar ao ginásio, pense sobre a razão pela qual precisa de treinar.

Fica com mais energia para enfrentar o dia e torná-lo mais fácil? Quer deixar de tomar os comprimidos e de sentir todos os efeitos colaterais, o que pode ser uma possibilidade se cuidar melhor de si? Quer dormir melhor e deixar de beber vários cafés para aguentar o dia? Talvez queira ser um exemplo para os seus filhos?

Conhecer as suas razões e relembrá-las pode ajudar a fazer da mudança uma parte fundamental da sua vida.

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