Já sentiu isso? Que o dia deveria ter mais do que 24 horas?

O tempo voa! Ainda há pouco tempo estávamos deitados ao sol na praia e já estamos quase a um mês do natal. Eu tenho esta perceção todos os dias. Talvez por ter os dias ocupados com o trabalho de um lado para o outro ou por passar parte do tempo no trânsito ou sujeita às praticas dos tempos por estar mais distraída agarrada ao telemóvel.

Uma teoria defende que a perceção do tempo está ligada à capacidade do processamento de imagens pelo cérebro que diminui com a idade.

Não é a idade que determina a duração do tempo. Os mesmos 60 segundos demoram o mesmo tempo a passar, estejamos nós na idade dos porquês ou na idade da reforma, no entanto o tempo parece passar muito mais devagar quando somos mais novos. As férias intermináveis de verão… As aulas de matemática que não acabavam… Quem não se recorda?

Um investigador da Universidade de Duke nos Estados Unidos, dedicou-se a estudar este fenómeno e avançou com uma explicação. À medida que vamos envelhecendo o cérebro perde a capacidade de processar imagens e como consequência a mente humana perceciona a passagem do tempo de forma mais rápida. Quando somos mais jovens guardamos na memória mais experiências e mais imagens mentais… Quanto maior a quantidade de imagens mentais que conseguimos reter no cérebro, maior é a sensação de que a passagem do tempo é mais lenta.

A qualidade das células cerebrais também não é a mesma quando somos jovens e quando somos velhos. Quando jovens, os neurónios crescem em tamanho e tornam-se mais complexos e mais capazes. Com o avançar da idade vão-se degradando e os impulsos nervosos encontram maior resistência na condução de informação dos olhos até ao cérebro. Esta deterioração física determina a perceção que temos da passagem do tempo.

Por outro lado, já na idade adulta, sempre que realizamos várias tarefas ao longo do dia, ou seja, quando temos um dia cheio e mais agitado, parece que este foi mais longo. E é só mais uma perceção do tempo errada, porque a duração é a mesma nesse dia agitado e cheio de compromissos ou que em qualquer outro dia mais calmo.

Author


Lifestyle Travel


Lifestyle.tv

24h LIVE STATS

  • 67,669
  • 726,585
  • 19,089
error: Content is protected !!